Madalena Almeida foi a protagonista do Alta Definição deste sábado, dia 8 de dezembro. A atriz, de 21 anos, abriu o coração a Daniel Oliveira e falou do percurso de vida como atriz, mas também do lado mais pessoal. Madalena Almeida refere, por diversas vezes, que a mãe é o seu «maior exemplo». A atriz perdeu o pai, vítima de cancro, quando tinha apenas três anos.
«Crescemos só com a minha mãe, nós perdemos o meu pai quando éramos muito novos, ele teve cancro e, então, crescemos só com ela. Ela sempre foi a super mulher, sempre fez tudo, foi sempre uma mãe super presente, brincou imenso, levou-nos às festas das escola. A forma como nos educou foi muito presente. O maior exemplo foi vê-la a educar-nos com o espírito de que as coisas não param, ‘eu agora tenho duas crianças, tenho que as alimentar, mas ao mesmo tempo tenho de trabalhar para as sustentar’», explicou. «Sempre fomos uns miúdos com tudo, não nos faltou nada, nem de carinho nem de brinquedos ou conversas, nunca senti falta de nada», refere.
Madalena era muito nova, por isso não tem «praticamente» recordações do progenitor. «A imagem que tenho é muito sugestionada, por fotografias e histórias que oiço contar, é quase como uma personagem de uma história que me foram contando. Portanto, eu tento viver com essa personagem e imaginar como e que ele era […] Antes achava estranho porque quando sonhava com ele não tinha nenhuma imagem, ou seja não conseguia ver o rostro. Agora, acho que é normal porque não tenho nenhuma imagem física. Mas há sempre uma curiosidade, então e se ele estivesse vivo agora? e se de repente aparecesse aqui como é que era?…»
«A minha mãe sentou-me aos dois na cama dela e disse ‘o pai morreu’»
Apesar de ter apenas três anos quando perdeu o progenitor, a atriz desvenda que lhe foi logo dada a notícia. «Foi-me explicado imediatamente. A minha mãe sentou-me a mim e ao meu irmão na cama dela e disse ‘o pai morreu e agora somos só nós os três’, lembro-me muito bem, mas acho que na altura ainda era muito muito pequenina para conseguir dar uma forma a isso».
A morte do pai ajudou-a a lidar com as perdas de outra maneira. «Fez-me olhar para isso de outra maneira. Acho que nós lidamos com a perda de uma forma muito higiénica, é um tabu muito grande, mas se pensarmos é o mesmo que nascer mas ao contrário. E é aquilo que nós temos mais certo. Foi isso que inconscientemente a minha mãe nos transmitiu, a vida dela não podia parar […] Eu tinha um ano quando quando eles receberam a notícia. A minha mãe fala-nos muito dele e diz que ele sempre foi um super pai, super babado e o meu irmão também gosta muito de crianças, acredito que também vá ser assim. Não me lembro de nada, mas fico feliz por saber que isso existiu».
«Tenho muito medo de perder as pessoas que mais gosto», diz ainda.
Neste momento, Madalena Almeida é uma das protagonistas da novela Alma e Coração, da SIC. No currículo, conta ainda com participações em Amor Maior , Santa Bárbara, A Herdeira e Circo Paraíso.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reprodução Redes Sociais e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram