Fernanda Serrano foi o rosto feminino da TVI escolhido para ser a madrinha da 3.ª edição da WonderLand Lisboa, que acontece no Parque Eduardo VII do dia 1 de dezembro ao primeiro dia de janeiro de 2019.
Rodeada pelos filhos e amigos dos filhos, Fernanda revelou aos jornalitas quais as tradições mais especiais que se fazem sentir no ceio da família nesta altura tão especial que é o Natal.
«É assustador como o tempo passa. Quando somos miúdos nem ligamos, mas agora é rápido demais», começa por referir a atriz.
Fernanda afirma ainda que «para os adultos não tem a mesma graça que tem para as crianças».
«Para mim, eu vivo o Natal em função dos filhos. Para mim é o querer estar em família. Para eles é aquela magia do Natal, aquele brilho todo. Para nós, que temos mais conhecimento de causa sobre tudo o que se passa no Mundo e na sociedade, temos a realidade muito mais presente do que eles», conta.
Uma das tradições que é mantida há vários anos é o facto de alguém se vestir de Pai Natal e aparecer junto da família durante a noite. Embora nunca lhe tenha calhado essa sorte, Fernanda afirma que nem todos acreditam nesta personagem mítica do Natal.
«Todos os anos alguém se veste de Pai Natal, embora apenas dois deles acreditem, e é sempre uma pessoa diferente. A mim nunca me calhou porque tenho de estar sempre ao pé das crianças. Eles podem não sentir falta de alguns elementos, mas da mãe sentem sempre».
A nível dos presentes, Fernanda não é muito adepta de dar uma mão cheia de prendas às crianças, prefere antes o típico conceito do ‘Amigo Secreto’.
«Eu até prefiro fazer o ‘Amigo Secreto’ do que estar a encher os meus filhos de presentes. É mais prazeroso e faz mais sentido nos dias que correm. Pode não ser tão recetivo por parte de outros elementos porque gostam de encher as pessoas de presentes. Não acho que o natal seja isso, é o estar em família, cozinharmos todos, estarmos à conversa, partilharmos momentos felizes e bons. Os presentes é mais para as crianças, não valorizo nada isso», confessa.
E a tradição à mesa…mantém-se?
Já no que diz respeito à tradição à mesa, Fernanda Serrano revela que, uma vez que é alentejana, o bacalhau fica um pouco fora da mesa de Natal.
«Como sou alentejana o bacalhau fica um pouco de fora da mesa de Natal. A minha mãe ainda faz bacalhau com natas, mas antigamente comíamos sopa de cação».
A nível de doçaria, Fernanda confessa que, como não gosta de açúcar, todos os doces que surgem na mesa acabam por lá ficar.
Em relação à Missa do Galo, Fernanda Serrano afirma que apenas foi quando morava no Alentejo, «há muitos anos quando era mais pequena». «Este ano ainda pensei ir, talvez daqui a dois anos consiga ter esse momento».
A Passagem de Ano e os desejos para 2019
Prestes a chegar o novo ano, Fernanda Serrano revela quais são os seus desejos para 2019 e como irá passar a meia noite nesse dia.
«Antigamente era uma loucura, agora faço por estar com os meus filhos. Gosto de passar a meia noite com os meus filhos por perto, agarrada a eles. Até agora eles ainda querem passar connosco».
Fernanda revela também que junta «um grupo de amigos com quem passam esses momentos» e celebram esta data.
«Só quero acabar bem e começar bem…e se não for pedir muito, passar o ano todo também bem».
A nível familiar, Fernanda confessa que se sente muito feliz com a família que tem e que, quanto mais tempo conseguir, mais junto a si a vai manter.
«Estou muito feliz com a família que tenho, por isso só quero que tudo se mantenha como está».
No campo profissional, a atriz da TVI tem um de três projetos em vista que deverá ter início no segundo trimestre do próximo ano. Além disso tem também a sua peça, Os Vizinhos de Cima, em cena no Teatro Villaret, que «tem sido um sucesso».
Recorde que Fernanda Serrano é casada com Pedro Miguel Ramos desde 2004.
Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e Zito Colaço
Siga a Revista VIP no Instagram