Ana Sofia Martins é uma das protagonistas da novela Ouro Verde que foi vencedora do Internacional Emmy Award. No evento que celebrou esta conquista por parte da TVI, a atriz mostrou-se muito feliz e realizada, mas ao mesmo tempo denunciou as más condições em que trabalham os técnicos audiovisuais.
«Acho que a classe do audiovisual é muito mal-tratada, o nosso dever é entreter as pessoas, é por isso que estamos aqui. Os técnicos são muito mal-tratados e isso faz-me muita confusão. Saber que aquela pessoa que está atrás da câmara e está a captar as imagens não tem um salário decente, é o primeiro a entrar e ultimo a sair… há pressão psicológica, não há condições de segurança para irem pendurar um microfone… Isso deixa-me muito chateada», afirmou, explicou o porquê de fazer esta denúncia.
«Sei que há muitas pessoas que trabalham nisto há muitos anos e não dizem nada, eu decidi tomar essa posição, não sou porta-estandarte de nada, mas não gosto de injustiças. O meu sentido de justiça é muito intenso porque eu venho da classe trabalhadora e isso nunca vou esquecer».
«São pessoas que podiam ser minhas vizinhas»
«São pessoas que podiam ser minhas vizinhas, que trabalham todos os dias e gostam muito daquilo que fazem. Já vi muita gente a ter de abandonar esta área porque a sua paixão não era apoiada. O facto de vir da working class nunca me deixa esquecer que essas pessoas passam 12 horas connosco e raramente estão com as famílias e só veem os filhos ao fim de semana porque têm de trabalhar. Isso revolta-me».
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Marco Fonseca
Siga a Revista VIP no Instagram