A Black Friday é sinónimo de grandes descontos e preços baixos, ou pelo menos é no que as lojas nos fazem acreditar. Muitas vezes, os estabelecimentos comerciais aproveitam este dia para oferecer propostas menos vantajosas aos consumidores, que nem reparam que estão de certa forma a ser «enganados». Em 2017, os portugueses gastaram mais de 4 milhões de euros em lojas físicas durante este dia de promoções, segundo dados da SIBS (entidade que gere a rede multibanco). Já nas lojas online, os gastos rondaram os 300 mil euros.
Fique a conhecer algumas das estratégias que pode usar para não ser enganado.
Monitorize os preços com antecedência
Se está a pensar aproveitar a Black Friday para comprar determinado produto, é essencial fazer uma pesquisa antecipada. Agora que já estamos em cima da data já não é possível, mas da próxima vez lembre-se de começar a pesquisa pelo menos um mês antes. Veja se existe oscilação de preço e, chegado a este período, perceba se vale mesmo a pena comprá-lo. A Deco, o Portal da Queixa e o KuantoKusta oferecem ferramentas de comparação de preços.
Planeamento
O objetivo desta época é poder comprar o que nos faz falta sem gastar demasiado dinheiro. Faça uma lista daquilo que pretende comprar. Na hora de ir às compras, restrinja-se àquilo que planeou e não ceda a impulsos. Não deixe que as marcas consigam entrar na sua cabeça.
Desconfie sempre dos preços muito baixos
Durante a Black Friday é possível encontrar produtos a preços mesmo muito baixos. Antes de se deixar levar pelo desconto, desconfie sempre destes produtos. Muitos podem já ter algum tipo de defeito.
Políticas de compra
É importante consultar as condições antes de realizar a compra. Informe-se se pode trocar o produto no futuro. As lojas físicas normalmente oferecem políticas de reembolso e troca de 30 dias, mas o mesmo já não acontece com as compras online. Nesta, o período costuma ser de 14 dias.
Cuidado com as compras online
Na Black Friday há muitas pessoas que optam por fazer comprar online, de modo a evitar as confusões do centros comerciais. É importante ter cuidado com as lojas fictícias para não cair em fraudes. Os criminosos utilizam emails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos.
Muitos consumidores são atraídos para sites falsos, disponibilizando informação referente a cartões de crédito, que é posteriormente indevidamente utilizada. Sendo que depois acabam por ser roubados.
Além disso, um dos principais problemas apontados pelo Portal da Queixa é a venda de produtos com falta de stock.
Faça contas ao custo total da compra
Se está decidida a fazer compras online repare bem no custo total da encomenda antes de pagar. A maior parte das lojas cobram custos de envio o que faz o valor aumentar. Repare se o valor total não fica demasiado próximo, ou até superior, ao preço original do produto.
Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram
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