O vídeo onde Harry aparece ele próprio a fazer o teste do HIV marca o início da semana nacional de sensibilização para o teste da sida.
“Fazer o teste do VIH é algo de que uma pessoa se deve orgulhar — não é algo do qual se deva sentir vergonha ou embaraço. Da mesma forma que se trata, nesta altura do ano, contra os vírus da gripe e da constipação, também deve proteger a sua saúde fazendo o teste do VIH”, diz o príncipe Harry na mensagem divulgada em vídeo.
Harry apoia esta causa há vários anos e quer mostrar que o vírus da sida deve ser tratado da mesma forma que qualquer vírus da gripe. Há dois anos, fez o teste numa transmissão em direto para o Facebook tendo a consequência sido um aumento de cinco vezes nas encomendas de testes do VIH da Terrence Higgins Trust.
Assista aqui ao vídeo:
Príncipe segue as pisadas da mãe
A causa da sida não é desconhecida de Harry. Já a mãe, a princesa Diana, aproximou-se do povo promovendo causas como a luta contra o VIH/Sida.
Nos anos 80, data em que Diana fez história ao apertar a mão a um doente com sida. Os portadores eram temidos de tal forma que eram marginalizados. A foto permitiu acabar com a crença de que um aperto de mãos era o suficiente para poder ficar infetado com o VIH/Sida.
“O VIH não torna as pessoas perigosas. Podemos cumprimentá-las, apertar-lhe as mãos, e dar-lhes um abraço. O céu sabe que eles também precisam disso”, justificou Diana.