Ricardo Ribeiro, de 37 anos, foi o convidado do «Alta Definição», da SIC, deste sábado, dia 10 de novembro. Entre vários assuntos abordados, o fadista fez algumas revelações dramáticas sobre a sua história de vida: a morte do pai, a tentativa de suicídio e ainda as tentativas de aborto da mãe.
Em conversa com Daniel Oliveira, Ricardo Ribeiro recordou a infância que ainda hoje lhe traz mágoa, no entanto garante os seus pais «foram os pais que puderam ser».
A morte do pai
A morte do progenitor foi um dos temas centrais da conversa com Daniel Oliveira. O fadista confessou ter passado uma fase «má» após a morte do pai em 2012 e que os três anos seguintes foram muito dolorosos. Ainda assim, garante que o pior de tudo foi o facto de não falar com pai na altura da sua morte: «Com sentimentos eu nunca soube lidar muito bem. O meu pai morrei, eu não lhe falava. É a única coisa que ainda me magoa. Mas eu não tinha mentalidade nessa altura», revelou.
«Desde pequeno sempre me habituei a viver sozinho. Nunca tinha percebido o que era o amor. Mas hoje olho e vejo que estava rodeado de amor e não o via», continuou, realçando o único momento que viu o pai agradado com algo que teria feito: «Quando ganhei uma noite de fado. Aí ele abraçou-me. Ele foi o pai que soube ser e que pôde ser. Se calhar, agora com 37 anos e com outra sabedoria, poderia ter ajudado o meu pai, estar com ele. Mas não posso ir contra as leis da vida», disse.
As tentativas de aborto da mãe
A relação com o pai não foi das melhores, mas as coisas com a mãe também sofreram algumas turbulências. Quando a progenitora soube da gravidez, tentou abortar três vezes, mas sem sucesso. Segundo o fadista, a atitude da mãe foi uma consequência das dificuldades financeiras.
«A minha mãe tentou abortar de mim 3 vezes. A vida era difícil, mais um filho ia desgraçar-lhe mais a vida. A minha pediu-me perdão e hoje brincamos com isso», confessou Ricardo, que nasceu com vários problemas de saúde associados às tentativas de aborto.
«Os adultos falam. Pensam que as crianças estão a brincar, mas elas estão a ouvir. Eu ouvi isto com oito anos», recordou.
A mudança radical e a tentativa de suicídio
O passado continua bem presente na memória de Ricardo. O fadista falou da história trágica com a família e ainda da tentativa de suicídio. «Quase que vi a morte na minha frente. Tive um problema grave psicológico. Vi parte do cabelo cair. Uma questão de nervos. Esta coisa que chamam de depressão», confessa.
Ricardo Ribeiro fala dos amigos que nunca o deixaram cair, especialmente de Filipa Cardoso: «Tive amigos que me ajudaram imenso».
Apesar de tudo, o cantor foi à luta e conseguiu superar o problema. Entretanto, emagreceu e perdeu 50 quilos nos últimos anos. Passou dos 120 para os 90 quilos e está irreconhecível. Mudou os hábitos alimentares, começou a fazer exercício, e manteve o foco. Os resultados estão à vista.
VEJA AINDA: Mariza emocionada ao falar das complicações da gravidez
Texto: Redação WIN Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram