O Drama da vida de Matias Damásio
«Perdi um irmão por falta de assistência médica»

Nacional

Matias Damásio tem uma vida de grande sofrimento. Além da morte de um irmão por falta de assistência médica, sente-se culpado pela perda de audição de outro irmão

Sáb, 27/10/2018 - 18:34

Em declarações a Daniel Oliveira, Matias Damásio revela pormenores da vida dramática que teve em Angola, como a morte do pai, os problemas de audição que provocou a outro irmão e a guerra.

«O momento mais difícil para mim foi quando perdi um irmão, que se chamava Guilherme, por falta de assistência médica. Foi um momento muito, muito difícil», começou por contar.

Nesse momento, Matias pensou em «desistir» da vida. «Aí eu pensei ‘vou desistir’. Houve pessoas que nasceram para sofrer, a pobreza nasceu connosco.»

«A minha mãe era lavadeira, não tinha dinheiro para uma ama»

Seguidamente, os pais deram-lhe mais um irmão por quem o cantor ficou responsável. 

«Depois veio o meu irmão Aurélio. Agora tem 21 anos. A minha mãe era lavadeira, não tinha dinheiro para uma ama nessa altura e deixou-me, a mim e ao meu outro irmão Jaime, sempre a cuidar dele», explica. 

«Ele chorava muito e nós pegávamos nas tampas [das panelas] e batíamos. Ele calava-se. Quando fomos dar conta, naquele processo, danificámos o aparelho auditivo do meu irmão», conta angustiado.

«Hoje sabendo como é realmente cuidar de uma criança, sinto que ele sofreu muito. Hoje, o Aurélio tem vários problemas de audição, sofreu muito para tentar melhorar. Mas nós fomos os verdadeiros culpados dessa situação. Culpo-me muito.»

 

LEIA TAMBÉM: Matias Damásio sofre abusos sexuais em troca de comida 

«Odiei o meu pai até aos 20 e tal anos»

Ainda pequeno, Matias Damásio viu o pai partir para a guerra. Na altura, o cantor não percebeu aquela decisão. 

«Não percebi. Eu odiei o meu pai até aos 20 e tal anos de idade. Mas um ódio daqueles. Nunca compreendi o facto de o meu pai ser pobre. Olhava para o meu pai como um homem fracassado», confessa. 

O música revela que sofreu de bullying devido às roupas gastas que levava para a escola. «Passei vergonha várias vezes na escola. Sofri de bullying. A minha avó cosia-me sempre as calças todas, até que um dia não coseu bem e eu rasguei até à parte do rabo. Não reparei e vi que as pessoas estavam a rir, virei para trás e foi uma das coisas mais difíceis.»

Ainda: «Eu culpava o meu pai por isso».

Agora que já é pai, Matias Damásio dá valor ao progenitor

Pai de três filhos, Eli, Matias, e Gabriel, agora dá valor ao pai que sempre esteve presente. «Por mais dinheiro que eu tenha, eu nunca vou conseguir ser como o meu pai», afirma.

Matias Damásio culpa-se para não estar sempre presente na vida dos filhos devido à carreira musical que o obriga a viajar muito. 

«Todos eles quando começaram a andar, eu estava num país qualquer. Foi por isto que comecei a perceber o valor que o meu pai tem na minha vida. Gostava muito de ser metade do que o meu pai foi para mim», diz. 

E AINDA: Matias Damásio fala do autismo do filho 

Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram