Os gases são involuntários e produzidos naturalmente pelo organismo. Estima-se que cada pessoa solte «um» cerca de 13 vezes por dia, no entanto, ao contrário do que possa pensar, alguns nada têm a ver com a digestão.
Se a pessoa ultrapassar a média diária poderá ter estar perante um problema de flatulência excessiva. É caracterizada pela eliminação de gases pelo corpo de forma frequente, causando desconforto e até mesmo algum constrangimento.
Causas
A presença de gases não indica nenhuma doença e está relacionada, maioritariamente, com os hábitos do quotidiano. Entre eles estão a ansiedade, problemas gastrointestinais, intolerâncias alimentares, sedentarismo e maus hábitos alimentares.
Para além destes, existem outros hábitos comuns no dia a dia que podem, igualmente, ser os causadores de gases.
Beber por uma «palhinha» é dos dos exemplos. Isto porque, ao beber por este objeto está a ingerir ar, além do líquido. Fumar ou mascar pastilhas elásticas também são alguns dos motivos. Neste caso existe a ingestão de mais oxigénio do que é suposto.
Medicamentos também estão na origem do problema, uma vez que deixam a boca seca e obrigam o organismo a consumir mais ar. Comer rápido também está na base do problema.
LEIA AINDA: Hábito extremamente comum e extremamente perigoso para a saúde
Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”