5 erros comuns no uso de desodorizante
Diferenças entre desodorizante e antitranspirante

Saúde e Beleza

Aprenda a fazer as escolhas acertadas na hora de cuidar da sua aparência e bem-estar

Ter, 28/08/2018 - 8:27

1. Uso do produto errado

A maioria das pessoas não conhecem a diferença entre desodorizante e o antitranspirante. Cada um tem uma função distinta: os desodorizantes contêm ativos que diminuem a concentração das bactérias que decompõem o suor, já o os antitranpirantes além dos compostos que eliminam as bactérias e disfarçam o mau cheiro. Estes possuem substâncias que obstruem temporariamente as glândulas sudoríparas e diminuem a quantidade de suor produzida.

2. Uso de produtos perfumados

Quem não adora um cheirinho agradável no seu desodorizante e, se puder fazer match com o perfume ainda melhor, não é? Embora o uso dos desodorizantes perfumados não seja um erro, é preciso conhecer bem a sua pele e saber como ela reage aos perfumes. Assim sendo, se sente comichão nas axilas ou detecta alguma irritação na pele, o mais provável é que esteja a fazer algum tipo de reacção ao perfume do desodorizante. Nesses casos, prefira produtos neutros sem perfume, estes vão fazer senti-la melhor e não chocam com o perfume que usar.

3. Excesso de produto

Quanto à aplicação do desodorizante, não é difícil decidir a quantidade: normalmente duas ou três passagens do roll-on/stick/vaporizadelas em spray são mais que suficientes. Já com o antitranspirante a situação varia, ou seja, se advinha um dia mais intenso/stressante, ou até exigente fisicamente, deve aplicar uma camada mais generosa.

4. Aplicação inadequada

Também neste ponto, a diferença entre desodorizante e antitranspirante é relevante, uma vez que cada um deles tem momentos distintos de aplicação. Ou melhor, o desodorizante deve ser aplicado sobre pele limpa, mas pode ser usado em qualquer altura do dia. Pelo contrário, o antitranspirante, também sobre pele limpa, deve ser aplicada à noite, momento em que transpiramos menos e que se indica como o momento ideal para a sua aplicação. Este só deve ser novamente aplicado sobre a pele limpa e não irritada.

5. Uso prolongado do mesmo desodorizante

As pessoas em geral tem tendência a usar sempre a mesma marca, pensando que os bons resultados estão garantidos. Poderá ser realmente verdade, porém, se nota que ultimamente tem transpirado mais ou sente odor mais cedo do que o habitual então isso pode querer dizer que as suas glândulas já se habituaram ao desodorizante. Nesses casos, é conveniente mudar de marca.

Existem no mercado centenas de opções para si, existem, inclusivé, desodorizantes vegan (exemplo na Lush) se preferir, portanto, escolha o mais adequando para si, siga estas dicas e poderá evitar alguns embaraços e sentindo-se mais confiante ao longo de todo o dia.

 

 Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle

Fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram