Madonna mudou-se para Portugal há cerca de um ano e dois meses, e veio para ficar.
Após algumas visitas prévias entre maio e julho do ano passado, a «rainha da Pop» optou mesmo por estabelecer residência em Lisboa.
Acompanhada pelos quatro filhos adotivos, David Band, Mercy Janes, Estere e Stelle, a norte-americana de 60 anos saltitou, nos primeiros tempos, entre os luxuosos hotéis Ritz, no centro da capital, e o Palace, em Alcântara, até se fixar num histórico edifício na rua das Janelas Verdes, em Santos. O palacete em questão chama-se Ramalhete e, segundo alguns curiosos da literatura nacional, terá sido esta mansão a servir de inspiração a Eça de Queirós para escrever a obra-prima «Os Maias». De facto, o Ramalhete surge, ao longo da narrativa queirosiana como o principal cenário.
O motivo principal da vinda para terras lusas deveu-se, sobretudo, ao gosto do filho mais velho pelo futebol e, em particular, pelo Sport Lisboa e Benfica; e por, nos Estados Unidos da América não existirem escolas de renome, nesta modalidade desportiva. Ainda pensou em estabelecer-se na Turquia e em Barcelona, Espanha, mas a segurança, o clima ameno, a simpatia da antiga Lusitânia e uma imprensa «pouco agressiva» em comparação com a dos restantes países ocidentais.
Desde que passou a morar na principal urbe deste país, à beira-mar plantado, Madonna tem percorrido um pouco dos nossos locais culturais.
Para além de Lisboa e dos bairros típicos como Alfama, a intérprete de «Hung Up» tem sido vista também no Algarve, onde esteve com o filho David no Zoomarine, na altura dos anos da criança.
A aldeia alentejana de Monsaraz, as vinhas de Azeitão, o campo de treinos do Benfica no Seixal, as praias da Comporta e a vila de Sintra são também locais que a estrela frequenta com regularidade.
Mas quem são vedetas nacionais com quem Madonna se dá em Lisboa?
De Portugal, a artista pouco ou nada conhecia, apenas das visitas relâmpago que fazia, quando estava em digressão na Europa.
Assim, terá pedido ajuda a colegas e amigos com ligações a Portugal.
Nelly Furtado, que conhece bem o nosso país e a elite musical portuguesa (já trabalhou com Nuno Guerreiro, Sara Tavares, Carlão, Virgul, Pedro Abrunhosa, Lúcia Moniz, Mickael Carreira, Mafalda Veiga, Buraka Som Sistema e Dino Santiago, entre outros) terá contribuído para a integração da norte-americana em solo português. Mais se acrescenta que a lusodescendente tem, desde 2004, altura em que compôs o hino oficial do campeonato europeu de futebol, uma forte relação com alguns nomes importantes do desporto rei, entre eles Nuno Gomes e Rui Costa. São estes jogadores que tem os primeiros encontros com Madonna.
Famosos portugueses que privam com Madonna
-Rui Costa e Nuno Gomes: Madonna jantou na companhia dos quatro filhos adotivos no Solar dos Nunes, em Alcântara com os dois ex-jogadores do Benfica e que agora têm cargos de destaque no clube em que David Banda está a formar-se.
– Kevin e Jonathan Sampaio: Os manequins foram vistos várias vezes com a estrela americana nas ruas do bairro Alto. Kevin, que participou no teledisco ‘Bitch, I’m Madonna’, chegou mesmo a ser apontado como namorado da diva.
– Celeste Rodrigues: Apesar de ter falecido no mês de agosto de 2018 com 95 anos, a fadista privou com Madonna. Chegou a cantar, numa espécie de dueto, ‘Can’t help falling in love’ de Elvis Presley numa casa de fados lisboeta e foi até Nova Iorque ter com a vedeta para celebrar o ano novo no luxuoso apartamento da cantora nesta cidade.
– Dino Santiago: É talvez o melhor amigo da cantora em Lisboa. É, por norma, este músico de origem cabo-verdiana que acompanha a celebridade às casas de fado em Alfama. É apontado como o principal responsável por Madonna ter dito que o próximo álbum terá influências portuguesas e africanas.
– Richie Campbell: O cantor de reggae português é um dos artistas nacionais que mais tempo passa com Madonna.
– Ana Moura e Rúben da Cruz: Amigos íntimos dos manequins Sampaio, terão sido convidados para alguns jantares em que Madonna também estava.
– Herman José: Foi na festa de aniversário do marido do estilista italiano Valentino que Herman teve a oportunidade de estar com Madonna
– Ruben Rua, Gonçalo Teixeira e Helder Sousa: Muito provavelmente por serem dos manequins portugueses mais reconhecidos a nível internacional, foram escolhidos os três para posarem com a rainha da Pop na última edição da revista Vogue.
LEIA AINDA: Cláudio Ramos arrasa Madonna
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram