Bárbara Guimarães anunciou na sexta-feira, 17 de agosto, através de um emotivo comunicado que está a lutar contra um cancro na mama.
«Tenho cancro de mama […]. Fui submetida, com sucesso, à cirurgia. Continuo entregue à medicina e a Deus», pode ler-se na mensagem da apresentadora da SIC, acrescentando depois que irá «vencer mais um obstáculo e uma provação».
Depois desta notícia dolorosa, o site da revista Maria entrou em contacto com o ex-marido da apresentadora, Manuel Maria Carrilho, que preferiu não fazer qualquer tipo de comentário sobre esta fase difícil da vida da mãe dos filhos.
Um percurso de cinco anos de sofrimento
Em 2013, Bárbara Guimarães deixou de ser um presença assídua na antena da SIC. Foi em novembro de 2013 que Bárbara e Carrilho anunciaram o fim do casamento de quase uma década e que começou a dura batalha judicial do ex-casal.
Manuel Maria Carrilho foi acusado de violência doméstica durante e depois do casamento. A 15 de dezembro de 2017, a juíza decidiu absolve-lo do crime de violência doméstica e de 21 crimes de difamação, mas condenou-o a um crime de difamação e a uma multa de 900 euros. O ex-governante teve, ainda, que pagar uma indemnização de 3 mil euros a Bárbara.
Esta sentença foi precisamente o contrário da que lhe foi aplicada antes, a 31 de outubro, na qual foi condenado a uma pena suspensa de quatro anos e meio de cadeia pelos crimes de violência doméstica, ameaça, ofensas à integridade física, injúrias e denúncia caluniosa contra a ex-mulher e ainda outros envolvidos. Na altura, Carrilho foi proibido de contactar a ex-mulher.
No início de 2018, Manuel Maria Carrilho foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão com pena suspensa por agressão, injúrias e violência doméstica, entre outros crimes cometidos contra a Bárbara Guimarães. A juíza deu como provado que o antigo ministro da cultura tinha, em diversas ocasiões em 2014, agredido, difamado, ameaçado, injuriado e exercido violência doméstica contra a ex-mulher.
Em julho deste ano, e depois de várias polémicas em torno da custódia partilhada dos dois filhos menores, Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho chegaram a acordo em relação às férias de verão de Dinis, de 14 anos, e Carlota, de sete. O ex-casal decidiu que as duas crianças iriam passar a primeira quinzena de julho e agosto com a apresentadora e os restantes quinze dias de cada um dos meses com o antigo ministro da Cultura.
Operação e tratamento
O problema de saúde, bem como a cirurgia de Bárbara Guimarães aconteceram há muito pouco tempo.
«É tudo muito recente. A Bárbara está confiante», afirmou fonte próxima da apresentadora ao Correio da Manhã, acrescentado também que a «operação foi marcada para uma altura em que Dinis e Carlota estavam de férias com o pai, Manuel Maria Carrilho, na zona do Algarve.
«A Bárbara já está em casa a recuperar e quer proteger as crianças de tudo isto. Estarão os próximos 15 dias com o pai», afirmou a mesma fonte.
O anúncio à entidade patronal
Desde que teve conhecimento que estava com cancro na mama, Bárbara Guimarães deu a conhecer o seu estado de saúde à SIC, informando que iria passar um temporada em tratamento.
Carnaxide, ainda na sexta-feira, e após o anuncio da sua estrela que padecia deste problema oncológico, emitiu um comunicado a demonstrar total apoio.
«Sabemos da sua força e resiliência para superar este momento delicado da sua vida pessoal», pode ler-se na nota enviada a todas as redações.
Namorado é o maior apoio nas horas difíceis
O principal apoio de Bárbara Guimarães é o atual namorado Carlos Pegado. A relação começou há pouco mais de um ano e meio, mas só em abril passado, aquando da Gala dos Globos de Ouro, a estrela da SIC assumiu o enlace.
VEJA AINDA: Atriz envia mensagem de apoio a Bárbara Guimarães
Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram