Curiosidade
Sabe porque é que as noivas estão sempre à esquerda do altar?

Multimédia

Há uma razão insólita que explica isto e está muito pouco relacionada com o romance

Seg, 20/08/2018 - 14:27

Todo o casamento tem as suas práticas devido a superstições, mas esta tem uma explicação invulgar e que pouco tem de romântica.

Se neste verão, ou em outras temporadas de calor, foi a um casamento por Igreja, reparou que a noiva estava posicionada à esquerda do altar?

Há uma razão que explica isto e está pouco relacionada com romance. A prática remonta ao século XVI e tem a ver com os casamentos «por captura», ou seja, por rapto.

Nessa altura, alguns homens raptavam de facto mulheres para serem as suas noivas. Algo recorrente dado às diferenças sociais e de género que estavam impostas na época. De modo a que isso fosse evitado, a família da noiva, ou outros pretendentes da mulher, entravam pela igreja para evitar o matrimónio. O eventual marido precisava de ter o braço direito livre para poder usar a sua espada e do esquerdo para poder levar a mulher consigo.

Esta prática com estranhos contornos também explica o papel do padrinho de casamento do noivo. Antes, essa pessoa era escolhida consoante as suas habilidades para usar uma espada. Sendo fisicamente capaz, a sua missão era proteger o casal até que os votos de casamento fossem oficializados e até, imagine-se, ficar à porta de um quarto onde o homem e a mulher estivessem a envolver-se sexualmente pela primeira vez depois de darem o “nó”.

O sequestro de noivas ou os casamentos planeados ainda são uma prática comum nos dias de hoje em países classificados como de terceiro mundo ou em desenvolvimento.

SAIBA MAIS AQUI: https://www.impala.pt/ 

Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram