Pais de Victória, com um ano e seis meses, Lara Afonso, de 38 anos, e Paulo Fernandes, de 37, não podiam ter sido apanhados mais desprevenidos com a segunda gravidez da apresentadora. Depois de vários tratamentos de fertilidade para engravidar de Victória, Lara não esconde a felicidade que está a viver com esta gravidez-surpresa. Numa entrevista intimista à VIP, a apresentadora da CMTV, que está grávida de 16 semanas, fala sobre esta experiência, da sua relação com Paulo Fernandes, o caminho que percorreu até conseguir engravidar da primeira filha e ainda da sobrinha, Nonô, que perdeu a luta contra um tumor de Wilms bilateral, há quase quatro anos.
VIP – Está grávida pela segunda vez…está a ser muito diferente da primeira?
Lara Afonso – Está a ser totalmente diferente! A começar pela surpresa que foi! Depois, passei os primeiros dois meses muito enjoada e maldisposta. Coisa que não aconteceu com a Victória!
Paulo Fernandes – Além de que não temos tanto tempo para pensar na gravidez. Temos cá em casa uma pequenina que requer muito da nossa atenção e com filhos pequenos já se sabe, o tempo passa a correr.
Visto que fizeram diversos tratamentos para engravidar da Victória, qual foi a vossa reação quando souberam que estavam à espera de bebé ?
PF – Fiquei sem reação. Completamente. Aqueles primeiros segundos engoli em seco, digeri… e depois fiquei feliz. Mas, no momento, continuei o que estava a fazer, é que estava a meio de um trabalho! (Risos).
LA – Nunca pensei que conseguisse engravidar naturalmente. Ainda assim, decidi fazer um teste de gravidez, por descargo de consciência… e fui surpreendida com um megapositivo! Nem queria acreditar!
Deve ser uma sensação indescritível…
PF – Nem tive reação. Fiquei muito contente, mas ao mesmo tempo muito calmo. Acho que é algo que tem pautado estes últimos meses: equilíbrio emocional. É muito bom saber que a família vai aumentar.
A Lara já revelou considerar esta gravidez um milagre, como está a ser vivida? Com algum receio/ansiedade ou apenas muita felicidade?
LA – Receio, acho que se tem sempre! Mas estou feliz e muito confiante de que tudo vai correr bem!
PF – Com muita felicidade. Sempre conscientes que não controlamos nada, mas sempre muito tranquilos e felizes.
O caminho para engravidar de Victoria foi longo, mas foi uma ‘vitória’ certo?
LA – Demorámos muito tempo e passamos por muitos obstáculos! Mas o importante já está connosco e mudou totalmente a nossa vida! Para muito melhor!
PF – Olhando agora para trás, começo a perceber que foi um caminho normal. Não fomos os últimos a ter estas dificuldades. Citando o grande Rocky Balboa: “Não interessa a força com que bates, interessa o quanto consegues apanhar e ainda assim continuar.”
Foi um caminho sofrido?
LA – Foi! Não é fácil ouvir a palavra infertilidade! Não é fácil gerir as emoções quando estamos a tomar injeções e mais injeções, à hora certa, estejas onde estiveres! Não é fácil tentares tudo e, de repente, perceberes que não deu certo e que vais ter de fazer tudo mais uma vez… as vezes que forem necessárias, as vezes que conseguires… mas, o mais importante, foi nunca termos desistido! E termos mantido o equilíbrio emocional. Juntos!
PF – Foi claro, mas sabíamos que mais cedo ou mais tarde haveríamos de conseguir, porque clinicamente era apenas difícil, não impossível.
Sei que o pós-parto foi complicado e a Victória teve alguns problemas após o nascimento. Foi algo difícil de ultrapassar?
LA – Foi o momento mais difícil da minha vida! Mas lá está, a Victória mostrou bem cedo que a força é algo que nasce connosco! E ela é uma força da natureza!
PF – Foi mais forte a Victória que qualquer um de nós, sem esquecer a incrível equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares da CUF Descobertas e do Hospital Dona Estefânia.
A Victória já percebe que vem aí um mano ou mana?
LA – Ela já aponta para a minha barriga quando lhe perguntamos onde está o bebé! E dá muitos beijinhos! Mas não sei se entende exatamente do que se trata! Ela ainda é muito pequenina!
PF – Acho que ela não percebe o conceito de irmãos, mas já sabe que há ali qualquer coisa na barriga da mãe!
Já sabem o sexo?
LA – Sim!!! Vem aí mais uma menina!
E em nomes já pensaram?
LA – Ainda estamos a decidir!
PF – Temos alguns preferidos.
Lara, depois de uma fase mais complicada, com os tratamentos de fertilidade e a perda sua sobrinha Nonô, vive agora uma fase plena e feliz?
LA – Estamos a viver a nossa vida! Calma e tranquilamente! Sem pressas! A vida é muito curta!
Fala da Nonô à Victoria?
LA – A Victória sabe quem é a prima! É sempre saberá! A Leonor fará sempre parte da nossa família!
O seu sorriso nunca desvanece… como faz para nunca perder a esperança ou o positivismo?
LA – Não sei viver de outra forma! De há uns bons anos para cá que a minha vida tem sido pautada por dificuldades atrás de dificuldades! Umas mais que outras, é certo! Mas não sou de desistir! Mesmo que às vezes até dê vontade!
Acham que a Victoria vai ter ciúmes?
LA – Espero que não! Faremos de tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso não aconteça! Queremos que sejam felizes, na mesma proporção!
PF – Acho que lhe vai fazer muito bem. Ela é uma boa mimada. Tem muita atenção, mas não perde a educação. Por isso, acho que vai ser muito bom para ela aprender a partilhar ainda mais.
Estão nervosos por terem que partilhar a vossa atenção com mais um bebé?
LA – Já pensei mil vezes nisso! Mas, eu sou exemplo disso mesmo! Sou a filha do meio! Somos três irmãos! E nunca senti que os meus pais gostassem mais de um ou de outro! E sempre tivemos a atenção bem dividida por todos!
PF – Não. Acho que o amor de pais para filhos é infinito. Pelo menos da forma como eu o concebo.
Veem-se com mais filhos?
LA – O futuro a Deus pertence! Mas, acredito que aos 38, quase 39, duas será a conta certa! Mas, depois deste milagre, quem sou eu para fechar portas?
PF – Sim, mais uma filha. Foi o que sempre disse. A ver vamos se acontece. Para já temos uma ficha dupla.
Atualmente, quais são os vossos projetos profissionais?
LA – Tenho o meu canal no YouTube, que acaba por ser um projeto um pouco mais pessoal que profissional, ainda que cruze um pouco dos dois! Mas ainda tenho muita coisa que quero fazer em televisão! Atualmente, continuo na CMTV, a coordenar dois programas de entretenimento, e ainda encarregue da autopromoção não informativa do canal! Mas não deixei de ser apresentadora e acredito que volte à antena em breve!
PF – Estou a fazer o Programa da Manhã da M80, estou na SportingTV, empresto a voz para alguns programas de televisão e trabalho com a minha cadela num projeto de Intervenções Assistidas por Animais. Gostava de um dia voltar a um dos três principais canais de televisão. Quem sabe. Se acontecer, feliz. Se não acontecer, feliz na mesma.
Preparados para gerirem carreiras e dois filhos?
LA – Já o fazemos com a Victória! Com a chegada de mais um bebé, só temos mesmo é de reajustar o que já se faz por cá!
PF – Sabemos que vamos ter dores nas costas, pernas, braços, dormir pouco, algumas olheiras, mas, vamos ter tempo para tudo. Trabalhar, lazer, parques, viajar, divertir, momentos mais a dois, a três a quatro ou a seis. Vamos ter tempo para tudo. Não pode é faltar saúde para trabalhar e fazer tudo o resto.
O vosso amor continua de pedra e cal passado quase 12 anos. Qual é o vosso segredo?
LA – Sinceramente? Nem sei! Acho que está na arte do “descomplicar”! Em respeitar a individualidade de cada um! Incentivar e não desistir! Não é fácil, porque a vida nem sempre é um mar de rosas! Mas, compromisso é isso mesmo! Lutar pelo que se acredita! E se continuamos a acreditar em nós, então o melhor é continuar a lutar! E isso, faz-se todos os dias!
PF – Amanhã é sempre um outro dia. Para o bom e para o mau, nada é definitivo nem as discussões nem os momentos mais felizes. É ter isso sempre presente que a coisa vai se dando. Como se veem daqui a dez anos?
LA – Espero que a comemorar os 20 de casados! Felizes pessoal e profissionalmente! E com a família feliz e com muita saúde!
PF – Melhor do que agora e com saúde. Muita.
O que ainda gostavam de alcançar pessoal e profissionalmente?
LA – Ao nível pessoal, ser uma boa mãe para as minha filhas! A nível profissional, gostava de ter o meu programa de televisão e de finalmente editar um disco de originais! Hei de lá chegar! Mesmo que seja depois dos 40!
PF – Gostava de, quem sabe, fazer um programa num dos principais canais de TV, de chegar a uma rádio ainda maior e de, daqui a uns valentes anos, estar, ainda mais, ligado a Intervenções Assistidas por Animais.
Texto: Ana Rocio; Fotos: José Manuel Marques; Produção: Zita Lopes, Cabelo e Maquilhagem: Marta Cruz
Siga a Revista VIP no Instagram