O protetor solar é aquele produto que não pode faltar na sua rotina de cuidados com a pele. Além de proteger o corpo contra a radiação solar, evita uma série de problemas como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até cancro da pele!! Fomos investigar pois, alguns mitos e verdades sobre o protetor solar.
Seleccionamos também alguns protectores solares presentes no mercado para todos os gostos e bolsas quer para proteger do sol quer para depois do sol! Veja tudo na nossa galeria e viva o Verão em grande!
Mitos e verdades sobre o protetor solar
– Não é preciso aplicar protetor solar em dias enublados ou chuvosos. Mito ou verdade?
Mito. A radiação ultravioleta, responsável pelo fotoenvelhecimento, o saparecimento de manchas e até o cancro da pele também tem grande incidência na atmosfera em dias enublados. De acordo com estudos médicos aproximadamente 80% dos raios UV podem passar através das nuvens. Ou seja, podemos estar expostos a altos níveis de radiação mesmo em dias sem sol. Quem não apanhou já aquele escaldão num dia «sem sol»
– Ficar debaixo do chapéu de sol, da sombra e usar barreiras físicas como boné e óculos são suficientes para proteger o corpo da radiação solar. Mito ou verdade?
Mito. Barreiras físicas, como o chapéu sol, óculos,bonés, chapéus etc…ajudam bastante na fotoproteção, porém, não são suficientes sozinhos. Estes realmente reflectem grande parte da radiação ultravioleta mas, ainda assim, devem ser sempre associados a um protector solar adequado para o tipo de pele de cada pessoa.
– Não faz mal aplicar o protetor na pele húmida ou molhada. Mito ou verdade?
Mito. A água ou o corpo húmido pode diluir o produto e diminuir consideravelmente a sua protecção. Portanto, antes de aplicar protetor solar na pele, certifique-se que a região está bem seca. Assim, conseguimos ter uma defesa ainda mais eficaz, saudável e sem riscos de queimadura ou manchas.
– É necessário aplicar o protetor mais de uma vez ao longo do dia. Mito ou verdade?
Verdade. O protetor solar, mesmo à prova água ou resistente ao suor, pode perder sua eficácia até 50% quando não são reaplicados depois do banho de piscina, mar ou após a actividade física.Para garantir uma boa proteção, reaplique o produto de 2 em 2 horas para manter sua eficácia.
– Devo aplicar o protetor solar em todas as partes expostas, inclusive nas orelhas, mãos e lábios. Mito ou verdade?
Verdade. Deve aplicar-se protetor solar em todas as zonas do corpo expostas às radiações solares, incluindo pés, orelhas, costas, braços, pernas, pescoço, lábios etc.
Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram