Rui Maria Pêgo, de 29 anos de idade, foi denunciado, esta terça-feira, dia 17 de julho, pela rede social Instagram, ou mesmo por alguém, porque escreveu um texto sobre homofobia e, segundo o locutor de rádio, foi visto como «um discurso de ódio».
O filho da apresentadora Júlia Pinheiro, defendeu-se nas redes sociais dizendo que o texto que escreveu já «constituía uma denúnica de discurso de ódio». Através de uma imagem a preto que diz: «esta história já não está disponível», Rui partilhou-a na rede social onde foi denunciado e escreveu um longo texto a explicar o sucedido.
«Não vem aí o apocalipse gay»
«O Instagram acabou de apagar o meu último post sobre o texto que escrevi. Não sei quem denunciou o post como discurso de ódio quando este já constituía uma denúncia de…Discurso de ódio! Comprova-se, parece-me, a pertinência do texto. Não consigo deixar de achar graça, sabem? Ao hacker, comentador online ou beata com um bom plano de dados: não fique incomodado/a com as dezenas de comentários de apoio digital», começou por escrever.
O comunicador admitiu que com este tipo de situações «não vamos a lado nenhum», e revelou ser «fundamental» que se «lute por uma voz».
O ator continou a desabafar na legenda da imagem: «Não vem aí o apocalipse gay! A água que lhe sai da torneira não vai fazê-lo ouvir Ariana Grande… Nem se tornará o lip synch O desporto nacional. Com pena minha, confesso! Fica aqui um beijinho e uma promessa: não vamos a lado nenhum, baby. O link continua na bio e os comentários difamatórios nas stories. Lutar por uma voz não é só necessário. É fundamental», terminou.
LER MAIS: Rui Maria Pêgo pede desculpa a Manuel Luís Goucha em direto
«A Internet está carregada de ignorantes»
A amiga do locutor, Maria Botelho Moniz e, também, Nuno Markl comentaram a publicação de Rui dando-lhe apoio. «Os bons estão contigo», escreveu a comentadora do programa «Passadeira Vermelha» da SIC Caras.
Já o humorista, escreveu um longo texto mostrando estar revoltado com uma situação como esta.
«É por isso que eu tendo a odiar a Humanidade – por me parecer, quase todos os dias, que a Internet está carregada de ignorantes e que, muitas vezes, eles ganham», começou por escrever.
O escritor revela-se «cansado» e não percebe porque é que a rede social «pactua» com a censura a que Rui Maria Pêgo foi sujeito. «Como é que alguém tem força para censurar e como é que o Instagram pactua com a censura de um texto como o teu, sendo que todos os dias vejo ódio, intolerância, xenofobia e homofobia passarem alegremente por todos os presumíveis filtros das tão moralmente preocupadas redes sociais? Isto cansa», concluiu.
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram