Infelizmente não existem curas milagrosas nem superalimentos capazes de queimar, de um dia para o outro, aquela gordurinha abdominal que no faz companhia há já vários anos e não nos quer largar. Antes de iniciar qualquer tratamento, deverá repensar o seu estilo de vida diário. Onde poderá sofrer mudanças?
A aquisição de um estilo de vida adequado serve não só para os meses de verão, mas também durante todo o ano. Procure atualizar os seus hábitos alimentares e adicionar atividade física ao seu dia a dia. Atividades físicas regulares como caminhar, andar de bicicleta ou dançar, têm benefícios extremamente significativos para a sua saúde, tais como a redução do risco de doenças cardiovasculares, da diabetes e da osteoporose, para além de ajudar a controlar o peso e a promover o seu bem-estar mental.
A Organização Mundial da Saúde aconselha pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. E nunca se esqueça! A opção mais lenta e estável de mudanças do estilo de vida, com as quais se pode comprometer por um longo período de tempo, é realmente a melhor aposta.
Opte por escolhas saudáveis! Prefira sempre alimentos frescos em vez de enlatados ou processados. Mantenha as porções desses alimentos menores do que normalmente comeria numa refeição. Junte-lhes salada fria ou legumes sejam estes cozidos ou salteados, mantendo os pratos coloridos e apelativos.
O SEGREDO ESTÁ NOS RÓTULOS
Verifique os rótulos nutricionais para ver quantas calorias e quanto açúcar há em cada porção. E para isso é muito simples: repare na linha onde diz “Hidratos de carbono” e de onde ressalta “Dos quais açúcares”, saiba que a cada 5g corresponde um pacote de açúcar inteiro!
BOAS GORDURAS
Procure ingerir gorduras saudáveis como o ovo, o abacate ou as oleaginosas como as amêndoas, nozes e avelãs. Opte por peixes como o salmão, o atum e a cavala ricos em ómega-3. Estes alimentos, para além de boas fontes de energia, permitem mantê-lo saciado durante muito mais tempo.
A sua vida parece que entrou num rodopio? O stress é algo que o acompanha a todo o instante? O próprio stress pode fazer com que tenha mais vontade em comer açúcar, aumentando a libertação de cortisol, a hormona do stress, responsável pelo aumento da gordura abdominal que tanto quer eliminar. Exercícios como a meditação, o bodybalance, o pilates ou o yoga, são ótimas ferramentas de combate ao stress. Diminua o seu ritmo, preencha o seu espírito com boas energias.
E já sabe, quando for retirar aquele biquíni do armário, saiba que poderá utilizá-lo numa piscina coberta durante todo o ano, não espere pelo Verão para cuidar de si, mantenha-se ativo!
Rafael Costa Santiago
Clínica Geral, Anti-Aging
CLÍNICA DOUTOR PINTO COELHO
Siga a Revista VIP no Instagram