Para mostrar que rir é importante, resolvemos fazer essa lista com algumas coisas incríveis que o riso pode fazer pela sua saúde.
1- Elasticidade da pele
Depois dos 35 anos de idade, a perda da elasticidade pode ser algo, infelizmente, percetível. Nesta fase, o nosso organismo começa a reduzir a produção de colagénio e elastina, as substâncias que são responsáveis por dar firmeza e sustentação à pele. Quando contraímos os músculos dando uma bela gargalhada, esta provoca uma ação que vai fortalecer os músculos.
2 – Ativa a nossa circulação sanguínea
Um grande sorriso é capaz de melhorar a nossa circulação sanguínea e isso interfere no aspecto da cútis da nossa face.
3 – Melhora a nossa respiração
Já se riu tanto a ponto de ficar sem ar?! Quando isso acontece o nosso ritmo cardíaco e respiratório aumenta, consequentemente aumentando o consumo de oxigénio. Uma boa gargalhada pode eliminar o ar residual dos nossos pulmões e encher novamente com oxigénio limpo.
4 – Reforça o sistema imunitário
Gargalhadas fazem com que grandes quantidades de endorfina sejam libertadas. A endorfina protege o organismo de algumas infeções, fazendo também com que o nosso corpo fique mais resistente à diabetes e hipertensão.
5 – Combate a insónia
Acreditam que rir pode ajudar a combater as insónias? As terapias do riso fazem com que as pessoas que tem stress ou ansiedade tenham uma diminuição nos sintomas, deixando as pessoas mais relaxadas e descansadas para enfrentar um quotidiano difícil.
6 – Ajuda a hidratar a pele
Em consequência de uma circulação ativa, a pele sofre uma oxigenação local e isso faz com que os nutrientes cheguem mais facilmente às camadas mais profundas da nossa pele. Com a melhoria da circulação, a pele fica mais hidratada, viçosa e bonita.
7 – Efeito analgésico
O riso pode ser um analgésico natural que controla a dor porque, quando damos uma gargalhada, libertamos uma boa quantidade de endorfina.
8 – Desentope nariz e ouvidos
Pode parecer que não, mas rir faz com que a nossa cabeça vibre, liberando os canais.
Então e por aí? Já deram muitas gargalhadas?
Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle
Siga a Revista VIP no Instagram