Por esta ninguém esperava
Fotografar comida engorda

Culinária

Costuma publicar aquilo que come? É provável que esteja a ingerir mais calorias só para deixar o prato mais bonito para as redes sociais

Qua, 07/03/2018 - 12:11

Quantas vezes adiciona mais alguns ingredientes ao seu prato para que fique mais bonito para a fotografia? Mais alguns pedaços de fruta, mais sementes, mais topping. Tudo para ver os likes crescer na sua conta das redes sociais. E o seu peso?

Amanda Meixner, blogger americana, tem usado o Instagram para alertar sobre este problema. Estamos a ingerir mais calorias só para tornar os pratos mais fotogénicos. Em publicações recentes, a blogger coloca lado a lado imagens da proporção certa que devemos comer e da proporção bonita que costumamos mostrar aos nossos amigos das redes sociais.

Uma refeição equilibrada poderá ser papas de aveia polvilhadas com stevia e canela, uma mão cheia de pedaços de frutos vermelhos e vinte gramas de chocolate. A taça de pequeno-almoço que gostamos de fotografar contém duas vezes mais a quantidade de papas de aveia, muitos frutos vermelhos e ainda pedaços de bolachas ricas em proteína, mostra Amanda Meixner.

«Tentamos tornar o nosso prato super bonito e na verdade acabamos por comer bem mais do que o necessário!»

A blogger de saúde vai mais longe e faz as contas. O primeiro prato descrito terá 320 calorias, o segundo tem mais do dobro. «Com toda a seriedade, eu também já fiz isso antes», confessa a blogger. E não é a única.

Chi Pham também se foca neste assunto. «Aquilo que coloca em cima das torradas são na verdade mais calorias» escreve numa publicação recente nas redes sociais. «Mais alguém costuma ver as torradas mais incríveis aqui no Instagram?», pergunta. «Parecem polvilhadas de pólen de abelha, manteiga de nozes exóticas e magia de unicórnio», brinca.

Fotografias à parte, claro que é de louvar querermos comer de forma saudável. Porém, se não está a alcançar os resultados desejados, é aconselhável ter em conta as proporções que ingere.

Veja a galeria e assuste-se com as diferenças calóricas.

Confira mais artigos sobre saúde e bem-estar no site maria.pt.

Siga a Revista VIP no Instagram