Canceladas as manifestações do 25 de Abril e com os portugueses ainda confinados em casa devido ao estado de emergência, restou-lhes celebrar o Dia da Liberdade à janela. De pulmões abertos, cantaram a Grândola, Vila Morena, a música de Zeca Afonso, um dos símbolos do 25 de Abril. Também houve tempo para entoar o Hino Nacional.
Pelas 15h00, um pouco por todo País, cantou-se nos 46 anos do 25 de Abril, e no dia em que o Parlamento fez questão de frisar que a democracia está viva.
Agora, o primeiro-ministro, António Costa, vai deixar uma mensagem alusiva às comemorações do 46º aniversário do 25 de Abril, pelas 15h30 horas, e “abrirá” aos cidadãos, através da Internet, a residência oficial de São Bento.
Em vez de abrir os jardins à população como habitualmente, o primeiro-ministro pediu aos diretores dos teatros nacionais portugueses e da Companhia Nacional de Bailado que pensassem numa forma de celebrar o 25 de Abril, tendo resultado a obra de teatro documental “Agora Que Não Podemos Estar Juntos”, criada pela companhia portuguesa Hotel Europa, e que será transmitida pelas 15:30 nas plataformas online do Governo.
Em Belém, o Presidente da República também dedicará a tarde à Cultura, recebendo em audiências separadas, entre as 14:00 e as 19:00, seis associações da área dos livreiros, cinema, artes performativas, dança, museus, promotores de espetáculos e autores.
Veja os vídeos.
Texto: Marta Amorim com Lusa;
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”