1/11
1/10 - Mais de 100 mortos e 500 mil hectares de área ardida marcaram 2017 como o pior ano em Portugal quanto a incêndios florestais, com os dias 17 de junho (incêndios de Pedrógão Grande) e 15 de outubro ( incêndios em 27 concelhos da região Centro) a ficarem na memória de todos. A devastação terá atingido aproximadamente 00 habitações permanentes, quase 500 empresas e o emprego de 372 pessoas.
2/11
2/10 - Quase 80% de Portugal continental encontrava-se em junho em situação de seca severa e extrema, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de haver uma dependência de como vai estar o clima este inverno, Portugal pode estar a caminhar para a falta de abastecimento público das populações.
3/11
3/10 - Portugal vence Eurovisão e torna-se anfitrião do festival em 2018. Salvador Sobral, 27 anos, foi quem levou Portugal à vitória, em Kiev, com o tema «Amar pelos dois», escrito pela irmã, Luísa Sobral. Os espectáculos televisivos acontecem a 8, 10 e 12 de maio de 2018, no Altice Arena. Mas as festividades arrancam a 3 de maio, em vários locais de Lisboa.
4/11
4/10 - No âmbito do surto de legionella no São Francisco Xavier foram confirmados 56 casos de infeção, sendo que seis doentes acabaram por morrer. O surto de 'legionella' foi dado como terminado no dia 27 de novembro. O surto foi detetado no dia 3 de novembro.
5/11
5/10 - Após quase um ano de ter sido aprovada, a lei sobre a gestação de substituição entrou em vigor em julho de 2017. Esta lei, vulgarmente conhecida por regulamentar as barrigas de aluguer, veio permitir que em certos casos seja possível casais poderem recorrem a este tipo de gestação. as barrigas de aluguer só são permitidas em casos de infertilidade por parte da mulher ou se esta tiver alguma lesão que impeça de suportar uma gravidez. Em setembro, o pedido para primeira barriga de aluguer em Portugal foi admitido.
6/11
6/10 - O papa Francisco visita o Santuário de Fátima e preside cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto. Além de presidir às cerimónias do Centenário das Aparições, o papa, que chegou a Portugal (Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria) teve encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro, participou na bênção das velas e almoçou com os bispos portugueses. Nas intervenções que fez em Fátima, Francisco deixou apelos à paz e à concórdia, e lembrou os excluídos da sociedade e todos os que sofrem em consequência dos conflitos em vários países do mundo. A visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima teve um impacto económico a rondar 20 milhões de euros nas localidades de Fátima e Ourém.
7/11
7/10 - O antigo primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na reunião da Comissão Política Nacional que não iria recandidata-se a presidente do PSD, nas próximas eleições diretas. Posto isto, surge a questão: Quem irá ser o presidente do partido social-democrata em 2018? Entre ponderações e reuniões com apoiantes, surgiram quatro candidatos possíveis para a liderança do PSD, nomeadamente, Paulo Rangel, Luís Montenegro, Rui Rio e Pedro Santana Lopes. As eleições vão realizar-se no dia 13 de janeiro do próximo ano.
8/11
8/10 - Na sequência da investigação Operação Marquês, o Ministério Público acusou o antigo primeiro ministro, José Sócrates, de cometer 31 crimes. No total foram acusadas 19 pessoas singulares e nove empresas, que incluem o ex-banqueiro Ricardo Salgado, o antigo ministro socialista Armando Vara, os gestores Henrique Granadeiro e Zeinal Bava e o fundador do Grupo Lena Joaquim Barroca. A acusação, que se traduz num documento de mais de 4000 páginas, acusa José Sócrates de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, dezasseis de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos, três de fraude fiscal qualificada e de acumular 24 milhões na Suiça. O julgamento deve realizar-se no segundo semestre de 2018 ou, na pior das hipóteses, em 2019.
9/11
9/10 - acontecimentos, adepta mostras as mamas durante a festa do tetra 9 - 5.2017 - Pela primeira vez na história do Sport Lisboa e Benfica, o clube de futebol conquistou o título de tetracampeão, ao ganhar o 36º título de campeão nacional, pelo quarto consecutivo. O jogo que deu o título às águias foi contra o Vitória de Guimarães. Os encarnados ganharam 5-0, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, contabilizando 81 pontos, mais oito do que o FC Porto, que contava com menos um jogo. Apenas resta saber se em 2018 o Benfica continua a fazer história com o penta.
10/11
10/10 - Uma investigação da TVI mostrou documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social Raríssimas, nomeadamente de Paula Brito da Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro para diversos gastos pessoais. O caso já provocou a demissão de Paula Brito e Costa da liderança da associação e a demissão do secretário de Estado da saúde Manuel Delgado, que em 2013 e 2014 foi consultor da Raríssimas, com um vencimento de três mil euros por mês, tendo recebido um total de 63 mil euros. A ex-presidente da Raríssimas foi constituída arguida por suspeitas três crimes, nomeadamente, de recebimento indevido de vantagem, de peculato e de falsificação de documentos.