Foi há 19 anos que os reality shows chegaram em força à televisão portuguesa. Foi com Big Brother, emitido pela TVI, com Teresa Guilherme na apresentação, apoiada por Pedro Miguel Ramos. Este formato revolucionou o pequeno ecrã, dando a liderança das audiências à estação de Queluz de Baixo, que destronava assim a SIC.
O primeiro grande vencedor – e o mais mítico de todos eles – foi Zé Maria. O jovem de Barrancos afastou-se completamente dos holofotes depois de um período em que a dificuldade em lidar com a fama que o deixou com uma depressão. Apesar das consequências pessoais, o canal da Media Capital não tinha intenções de abandonar o formato que dava a conhecer «a vida real».
Depois de duas edições de Big Brother, passaram pelo ecrã da TVI outros reality shows. E se alguns se esgotaram numa única versão, outros têm merecido várias variantes. Ainda se lembra de Survivor ou Ilha da Tentação? E de Fear Factor – Desafio Total? Além destes, o canal transmitiu ainda Quinta das Celebridades; 1ª Companhia; O Meu Odioso e Inacreditável Noivo; Pedro, O Milionário; Circo das Celebridades; A Bela e o Mestre; Casamento de Sonho; Casa dos Segredos; Perdidos na Tribo; A Grande Aventura; A Quinta; Love on Top; Biggest Deal; 50 Horas; Quem Quer Casar Com o Meu Filho?; Começar do Zero e, o mais recente de todos, Like Me. No total, entre as mais do que uma edição do mesmo formato, o canal colocou no ar quase 60 destes programas.
Veja na nossa galeria algumas imagens destes programas
Já a SIC, que tinha rejeitado o primogénito dos reality shows antes deste ter chegado à TVI, entrou na corrida em 2001 com Acorrentados. Seguiu-se O Bar da TV; Confiança Cega; Masterplan – O Grande Mestre; O Meu Nome é Ágata; Na Casa do Toy; Senhora Dona Lady; Peso Pesado; O Poder do Amor; Casados à Primeira Vista; O Carro do Amor e Quem Quer Namorar com o Agricultor?.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram