Portugal
Os acontecimentos que marcaram o ano de 2020

Nacional

Recorde os acontecimentos mais marcantes que aconteceram em Portugal neste ano de 2020.

Qui, 31/12/2020 - 12:00

2020 ficou marcado pela pandemia da covid-19, que mudou a vida quotidiana de todo o mundo, abalou a economia mundial e ameaçou a saúde pública. Mas “por cá”, em Portugal, houve outros acontecimentos que marcaram o ano que chega hoje ao fim. Recorde-os connosco.

INCÊNDIO NO CANIL EM SANTO TIRSO

Em julho, um incêndio, no concelho de Santo Tirso, atingiu dois abrigos de animais provocando a morte por carbonização de 73 animais (69 cães e 4 gatos). Nestes abrigos – “Cantinho das Quatro Patas” e “Abrigo de Paredes” – viviam ilegalmente centenas de animais.

Muitos populares, voluntários e associações de defesa dos animais acusam a GNR de não ter permitido que salvassem os animais, quando o fogo chegou aos canis, em nome da propriedade privada. O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito à atuação da GNR e da Proteção Civil. E a Procuradoria-Geral da República anunciou a abertura de um inquérito.

ESTADO RESGATA TAP

O Estado teve de intervir e resgatar a TAP que foi atingida em cheio pelos danos colaterais da pandemia da covid-19. A empresa volta assim a ser controlada pelo Estado cinco anos após a privatização. Em outubro, o Governo adquiriu, por 55 milhões de euros, 72,5% da transportadora aérea. E agora prepara-se para aumentar a sua quota, para mais de 90%, admitiu o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

FUNCIONÁRIOS DO SEF ACUSADOS DA MORTE DE CIDADÃO UCRANIANO

A 10 de março, Ihor Homenyuk tentou entrar ilegalmente e acabou detido no aeroporto de Lisboa. Dois dias depois, foi morto. O Ministério Público acusa três funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de homicídio qualificado. A diretora do SEF, Cristina Gatões, admitiu, antes de se demitir, que houve “uma situação de tortura evidente”. Já tinham sido afastados o diretor e o subdiretor de Fronteiras do aeroporto. A IGAI (Inspeção Geral da Administração Interna) instaurou oito processos disciplinares a elementos do SEF e implicou 12 inspetores na morte de Ihor Homenyuk. O Estado português vai indemnizar a família de Ihor Homenyuk.

ACIDENTE COM ALFA PENDULAR

Um comboio alfa pendular da CP, com 212 passageiros a bordo, chocou a alta velocidade contra um veículo de conservação de catenária (VCC) da Refer que estava na linha. O acidente – que aconteceu a 31 de julho, em Soure, no distrito de Coimbra – resultou na morte dos dois trabalhadores da máquina. E 44 passageiros ficaram feridos, oito com gravidade. O Gabinete de Investigação de Acidentes Ferroviários conclui que o veículo de trabalho, sem sistema de controlo de velocidade, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte.

FÁTIMA SEM PEREGRINOS

Pela primeira vez, o Santuário de Fátima não teve peregrinos nas cerimónias de 13 de Maio, por causa da pandemia da covid-19. A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa também foi adiada um ano, para 2023.

MARCELO REBELO DE SOUSA RECANDIDATA-SE À PRESIDÊNCIA

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua recandidatura ao cargo de Presidente da República nas eleições de 24 de janeiro de 2021. O chefe de Estado fez a comunicação na pastelaria Versailles, mesmo ao lado do Palácio de Belém, Lisboa.

CRISTINA FERREIRA DONA DA TVI

Dois anos depois de ter causado sensação ao deixar a TVI e mudar-se para a SIC, Cristina Ferreira ao canal de Queluz de Baixo. Mas desta vez como acionista da Media Capital, da qual detém 2,5%.

Texto: Inês Neves; Fotos: Redes Sociais e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram