Pedro Almodóvar: «Havia um padre... mas consegui sempre escapar»
A grave revelação do realizador espanhol

Internacional

Pedro Almodóvar ganha coragem e fala sobre um assunto muito delicado, os abusos sexuais a menores no seio da Igreja Católica: «Tentaram também comigo!»

Qui, 09/05/2019 - 17:21

Pedro Almodóvar, de 69 anos, concedeu uma entrevista à revista Vanity Fair italiana que está a fazer correr muita tinta. Isto porque falou sobre os abusos sexuais a menores no seio da Igreja Católica. Assunto delicado, que até já mereceu uma resposta do Papa Francisco

O conhecido realizador espanhol, que estudou num colégio católico da congregação dos Salesianos quando era criança, revelou que sofreu diversas tentativas de abuso sexual, no entanto, «sempre conseguiu escapar».

«No colégio ocorriam muitos abusos, sobretudo com os meninos menores. Eu tinha 10 anos e passava ali as 24 horas do dia. No quarto, à noite, falávamos sobre as nossas experiências», começa por contar Almodóvar.

«Fugia pelas arcadas do claustro. Tínhamos muito medo»

«Lembro-me de pelo menos 20 meninos que viviam no colégio e que tinham sido abusados. Tentaram também comigo, mas consegui sempre escapar. Havia um padre no pátio que me dava sempre a mão para que eu a beijasse. Nunca o fiz. Fugia pelas arcadas do claustro. Tínhamos muito medo. Quando eu estava sozinho, não andava, corria», revela.   

«O que fizeram?»

O premiado cineasta contou ainda que os rumores dos abusos ultrapassaram as paredes do colégio, mas ninguém foi punido. «Como os casos eram tão concretos e muitos, a direção dos Salesianos teve que intervir. E daí, o que fizeram? Enviaram os responsáveis pelos abusos para outro internato de adolescentes. Sem punicação!»    

Almodóvar terá pedido ajuda a um outro padre durante uma confissão na igreja, mas este pediu-lhe para «entender» e para que «não falasse com ninguém» sobre o assunto.

O artista remata abordando o papel do Papa Francisco nesta temática. «Não sei se o Papa está a fazer uma revolução ou não. Sei é que ele não está a fazer o suficiente. Não apenas contra os abusos, mas também com tudo o que tem a ver com a sexualidade dos padres. Tenho a certeza de que se terminasse o celibato, 90% dos abusos desapareceriam. Homens e mulheres têm desejos que não conseguem evitar!»

Em 2004, Pedro Almodóvar lançou o filme Má Educação, que retrata o amor que dois rapazes, Ignacio e Enrique, descobrem um pelo outro num colégio religioso. A trama passa-se em Espanha, nos anos 60. 

Famosos reúnem-se para homenagear Pedro Almodóvar

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Reuters

 

Siga a Revista VIP no Instagram