Júlia Pinheiro
“Até estarmos descansados vai demorar”

Multimédia

Carolina, filha da apresentadora, já saiu do hospital onde estava a tratar uma anorexia, reunindo-se assim à família para o Natal

Dom, 20/12/2015 - 17:14

Não está curada, mas já teve alta hospitalar. Carolina, uma das filhas gémeas de Júlia Pinheiro, que foi internada com uma anorexia nervosa em outubro, já regressou a casa. Quem o confirma é a apresentadora de televisão. “Já está em casa e, se Deus quiser, vai correr tudo bem. Está a recuperar.” O rosto de Júlia ainda não é o de uma mãe tranquila, mas um sorriso já começa a tomar conta de si.

 

“Tê-la em casa, não estar internada, já é um alívio enorme. Agora, até estarmos todos descansados ainda vai demorar muito”, revela à VIP, durante uma sessão de autógrafos em Oeiras. Serena e com um look descontraído, Júlia recebe todos os fãs de braços abertos. Não se forma nenhuma filha interminável – “não sou os Beatles”, brinca – mas, mesmo os que não querem comprar o novo livro da apresentadora da SIC, Um Castigo Exemplar, não perdem a oportunidade de lhe dar uma palavra. “As pessoas são muito simpáticas, aproximam-se muito, não só pelo livro, mas também para dar um beijo, para saber como está a minha filha.

 

Há uma dimensão de carinho e de afeto que me deixa muito feliz.” Depois de a 30 de outubro ter revelado em direto, no programa Queridas Manhãs, a doença que a filha sofre, Júlia também tem encontrado no público um pouco da força que precisa. “É verdade que está tudo um bocadinho mais aliviado, mas tem sido um ano pesado e o carinho das pessoas é muito bom”, afirma. Entusiasmada a preparar o Natal, a apresentadora da SIC tem publicado fotos na sua página do Facebook a preparar as decorações natalícias. Numa foto onde se vê a lareira enfeitada escreveu: “… estamos a celebrar a esperança.” Mas são, como a própria Júlia Pinheiro afirma à VIP, celebrações prudentes. “É uma doença muito longa, com altos e baixos e não devemos criar muitas expectativas. O que parece muito bem num dia, no dia seguinte pode não estar. Portanto, vamos com calma.”

 

Carolina, de 22 anos, esteve cerca de um mês internada no Hospital Santa Maria. Mas não é a primeira vez que a família da apresentadora vive este drama. Matilde, irmã gémea de Carolina, também já sofreu anorexia nervosa. “Há cerca de dez anos, na minha vida e na vida da minha família, entrou uma doença difícil. Chama-se anorexia nervosa e desde então que nos debatemos contra esta doença lá em casa e tem sido um combate desigual. Quem viveu e quem vive isto nas suas casas, sabe que é uma doença que nos leva a liberdade, a paz de espírito, nos limita”, disse Júlia na altura que abriu o seu coração no programa que dirige todas as manhãs ao lado de João Paulo Rodrigues.

 

Antes de ser internada, segundo a VIP apurou, Carolina esteve a ser vigiada pelos médicos através de várias consultas, mas acabou por se tornar obrigatório um tratamento mais rigoroso. “Está a ser um momento complicado. Esteve muito mal, está numa fase aguda e, portanto, teve de ser internada e está a ser cuidada”, explicou Júlia no mesmo dia em que revelou em direto o drama familiar que vivia. No início do internamento, Carolina teve de ficar isolada da família, procedimento habitual entre os doentes de anorexia nervosa. “Tem-se verificado que alguns conflitos passam também pela família que está obcecada com a questão da alimentação, falam muito sobre esse assunto e insistem, como é natural, e essa situação carregada de sentimentos e de emoção prejudica a evolução”, explicou na altura do internamento Isabel do Carmo, médica especialista em endocrinologia, diabetes e nutrição.

 

Texto: Mónica Menezes; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram