Diogo Piçarra, de 27 anos, era considerado favorito à vitória do Festival RTP da Canção com «Canção do Fim». Contudo, após instalar-se a polémica sobre um possível plágio de um tema da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), o cantor desistiu. Agora a instituição religiosa reage à polémica.
«Face às recentes notícias que referem que a música composta e interpretada pelo cantor Diogo Piçarra na semifinal do festival da canção é um plágio de uma música da IURD e de um pastor desta Igreja, vem a IURD esclarecer que tal não corresponde à verdade», sendo que a mesma não «detém qualquer direito sobre esta música, nem o intérprete ali referenciado tem qualquer relação com a IURD», lê-se num comunicado enviado à Lusa.
O artista português anunciou a retirada do concurso esta terça-feira, dia 27 de fevereiro.
«A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção. Não existem palavras para agradecer todo o apoio e carinho que tenho recebido nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs. A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação, já não é Música. Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representar o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade. A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei PARA SEMPRE bem acompanhado. A todos os concorrentes espero que saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018, e estarei aqui, como todos os portugueses, a aplaudir de pé. Obrigado por tudo», referiu Diogo Piçarra nas redes sociais.
RTP e Universal Music Portugal ao lado de Diogo Piçarra
Ainda, durante a noite de terça-feira, a televisão pública reagiu à polémica. «A RTP compreende e respeita a decisão do compositor e intérprete Diogo Piçarra de retirar “Canção do Fim” do RTP – Festival da Canção. Independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si. No lugar da primeira classificada, “Canção do Fim”, estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, “Mensageira”, 8º lugar na segunda semifinal (de acordo com o regulamento). O tema “Mensageira” assume o número 760 100 802 (sorteado para Diogo Piçarra), com a contagem a iniciar-se do zero a partir de agora. A RTP agradece a Aline Frazão e Susana Travassos o fair-play desta participação. A final do RTP – Festival da Canção realiza-se no próximo domingo, 4 de março, às 21h00 no Multiusos de Guimarães.»
Também a editora do cantor, a Universal Music Portugal, decidiu marcar a sua posição, mostrando todo o apoio a Diogo Piçarra após a decisão.
«A Universal Music Portugal tem um orgulho imenso em representar um artista, com o talento, profissionalismo e sensibilidade, como o Diogo Piçarra. O Diogo tem ao longo dos últimos anos presenteado a música portuguesa com alguns dos seus maiores sucessos, canções que vão ficar na história. Todos que o conhecem, ou testemunham apenas um concerto, sabem toda a entrega, paixão e honestidade que coloca em cada minuto da sua música. O Diogo jamais colocaria em risco a sua brilhante carreira, conscientemente, perante um concurso com repercussão nacional e internacional. Toda a polémica que se criou fez com que o Diogo decidisse retirar-se do Festival da Canção. É uma decisão difícil e corajosa, mas na qual a Universal se revê e se orgulha. A Família é para sempre.»
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram