Apresentado na segunda-feira, dia 14, em Lisboa, «O Homem que Sou», o livro biográfico de Tony Carreira, não contou com as habituais figuras públicas que costumam estar ao lado do cantor. De entre os mais importantes, estiveram apenas Júlia Pinheiro, Fernando Mendes e Cuca Roseta, mas isso não preocupou um dos músicos mais consagrados de Portugal e agora percebe-se o porquê.
Na parte interior da contracapa da obra literária, o intérprete de «Sonhos de Menino» foi presenteado com testemunhos de peso, que vão desde políticos nacionais, futebolistas, atores, apresentadores e até artistas internacionais.
O primeiro a escrever a Tony Carreira, deste conjunto de vedetas, foi o melhor jogador do mundo.
«Parabéns pelo fantástico trabalho que tens vindo a fazer pela música portuguesa e por Portugal. És um orgulho para todos nós», referiu Cristiano Ronaldo cuja família é fã do cantor, principalmente a mãe Dolores Aveiro e a irmã Katia Aveiro.
Na área do desporto, também Luís Figo não quis ficar indiferente ao novo projeto do amigo músico.
«30 anos de carreira, um número sem dúvida assinável e que demonstra toda a tua qualidade e talento. Tens aqui um admirador e um amigo», declarou aquele que já foi uma das grandes glórias do futebol nacional.
Num campo diferente do das quatro linhas, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fez questão de deixar umas palavras aquele já encheu por diversas vezes um dos principais espaços verdes da capital, o Parque Eduardo VII.
«O que o Tony construiu é único. Tem sido o melhor embaixador de Portugal junto das comunidades portuguesas, que sentem através dele uma ligação ao seu país», evidenciou o socialista.
Mas foi da área artística aqueles que mais participaram neste compêndio de memórias.
«Persistência rara e um profissionalismo obsessivo»
Herman José, o maior humorista português, realçou no seu texto a forma como o ex-marido de Fernanda sabe «cuidar e trabalhar o seu talento com uma persistência rara e um profissionalismo obsessivo.
Já o apresentador Daniel Oliveira, que entrevistou o artista da Beira da Baixa uma série de vezes no programa da SIC «Alta Definição», descreveu o amigo como «um sonho português».
«Tony personifica a ideia do sonho português, de alguém que, partindo de uma condição de desvantagem na vida, fintou o destino e as probabilidades iniciais» afirmou o marido de Andreia Rodrigues, não sem antes destacar o facto do antigo emigrante ter lutado por «saltar do anonimato para a glória» totalmente graças ao seu trabalho.
Para além destas celebridades, que apesar de serem portuguesas como CR7 ou de Luís Figo, o pai de Mickael, David e Sara Carreira teve um grande estrela mundial a escrever-lhe uma dedicatória.
Tratou-se da cantora belga-canadiana com origem italiana, Lara Fabian, com quem Tony Carreira havia já trabalhado e gravado uma canção «Um Amor Assim (Je T’aime), lançado no passado em todos os mercadas de influência latina.
«Foi um enorme prazer, uma honra, ter gravado contigo. Tenho um grande respeito e admiração por ti. Adoraria estar contigo em Portugal ou noutro local, para que possamos atuar juntos» disse, acrescentando que, para ela, «seria uma grande felicidade».
Mas houve mais gente famosa a dedicar-lhe mensagens. Também o colega de profissão Jorge Fernando, o compositor Pedro Abrunhosa e o produtor Rudy Perez não deixaram passar em branco este marco da vida de um dos «entertainers» mais aclamados de Portugal.
«O Homem que Sou» foi apresentado na Pousada de Lisboa, e está nas bancas desde esta sexta-feira, 18 de maio. Sob a chancela da «Contraponto», o livro de memórias de Tony Carreira não deverá passar os 17 euros por unidade.
Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram