Crónica do cabeleireiro dos famosos
David Xavier dá 5 truques infalíveis para ter uns caracóis perfeitos

Moda

David Xavier, cabeleireiro do Atelier Chiado Hair Salon e cronista das revista VIP e NOVA GENTE dá dicas sobre como conseguir caracóis hidratados, saudáveis e definidos.

Ter, 15/12/2020 - 08:00

É quase encarado como um “drama” os cabelos encaracolados. Contudo, os caracóis podem ser definidos, bonitos e saudáveis.

É verdade que este tipo de cabelo tem uma tendência a ficar desidratado e por isso, fica também com uma sensação ao toque mais seco e com uma textura frisada. Ou seja, sentimos que tem

Graças ao formato encaracolado, o cabelo reserva a oleosidade natural na raiz, impedindo que esta “hidratação natural e biológica” chegue até às pontas. Devido a este facto, é muito fácil que os cabelos com caracóis fiquem secos e crespos, tornando-se cada vez mais fino e indomesticável.

Dadas as circunstâncias, elaborei um conjunto de dicas ou truques para conseguir ter um cabelo com caracóis definido, bonito e saudável.

Pentear o cabelo com os dedos ou pente de dentes largos

Para conseguir desembaraçar o cabelo de forma mais fácil e menos dolorosa, opte por usar os dedos ou um pente de dentes largos. Assim, evita a quebra dos fios e a preserva a forma natural dos seus caracóis. Outra dica essencial é, começar a pentear-se pelas pontas. Desta maneira, é muito mais fácil desfazer os possíveis nós que se possam ter formado e que são a “maior dor de cabeça” para quem tem este tipo de cabelo. Por último, não se penteei muito junto à raiz.
 

Hidratar o cabelo durante o banho

A melhor maneira de obter caracóis definidos e hidratados é aplicar uma máscara de hidratação alguns minutos antes de tomar banho. Com o produto nos fios de cabelo, coloque à volta da cabeça com uma toca descartável, e lave o resto do corpo enquanto produto atua. Só depois de fazer a higiene de todo a pele é que deve retirar a máscara de hidratação com água. De seguida, lave o cabelo com um shampoo hidratante.

Com este truque, os fios de cabelo vão ficar bastante mais hidratados e com um aspeto muito mais sedoso. Na minha opinião, a melhor máscara atualmente é a da Alfaparf Milano Semi Di Lino Curls que é ótima para regenerar os cabelos ondulados e hidrata de forma intensa, melhorando a elasticidade das fibras capilares.

Utilizar shampoos específicos para cabelos encaracolados

É essencial que escolha sempre um shampoo específico para cabelos encaracolados, cujos ingredientes vão de encontro às necessidades do seu cabelo.

Na minha opinião, existem várias marcas profissionais que tem excelentes soluções. Contudo, tenho um de eleição e que tem deixado os cabelos das minhas clientes de caracóis apaixonadas. É o shampoo da v Semi Di Lino Curls que limpa eficazmente o couro cabeludo, lava completamente o cabelo e restaura a sua beleza natural. Traz ao cabelo hidratação, brilho e maciez e ajuda à definição das ondas. Aplique uma quantidade adequada de shampoo no cabelo molhado. Faça espuma e, em seguida, lave com água em abundância. Repita o processo, se necessário.

Usar óleos capilares específicos para cabelos encaracolados

Os óleos capilares são fundamentais em qualquer tipo de cabelo mas, quando estamos perante cabelos encaracolados, estes produtos assumem particular relevância. Isto porque, este é um tipo de cabelo tem muita tendência à desidratação e, nesse sentido, vale a pena apostar em produtos que não só ajudem a hidratar como tratem também da saúde dos fios de cabelo. Nesse sentido, o Semi Di Lino Multi Benefit Curls Oil que hidrata, protege e embeleza os fios de cabelo granças ao às propriedades do óleo de manketti.

Evitar uso de toalha para enxugar o excesso de água

Quando sai do banho, não retire a água do cabelo com a toalha. Opte por uma camisa que já não use ou por tecidos leves que absorvam menos água que os turcos tradicionais. O cabelo encaracolado, quando é enxaguado em algodão fino, cria menos frizz, o que resulta em caracóis mais bonitos e definidos.

VEJA AINDA: Saiba como manter o couro cabeludo saudável

Texto: David Xavier; Fotos: redes Sociais e D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram